Construindo a Inglaterra

  • O território que hoje pertence à Inglaterra foi habitado, em meados do século V a.C, pelo povo celta.( celtas é a designação dada a um conjunto de povos, organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do segundo milênio a.C. 
  • Nos anos de 43 a 410, foi ocorreu a ocupação romana. Como grande parte da Europa a Inglaterra também foi dominada pelo Império Romano. Julio Cesar veio para a Grã-Bretanha pela primeira vez em 55 a.C, mas somente com o imperador Claudius, em 50 d.C, que a maior parte do sul da Inglaterra foi dominada.
  • A ocupação Romana teve pouca resistência, grande parte percebeu que a colaboração com o Império seria melhor do que a luta. 
  • A pequena parte de oposição não foi capaz de deter os romanos e com isso, grande parte do que hoje é o País de Gales, já se encontrava sobre o domínio de Roma em 80 d.C. 
  • Os Romanos simplesmente em 410 d.C abandonaram a colônia. A invasão durou quase 400 anos e por isso alguns costumes do Império ainda podem ser vistos em alguns lugares da Inglaterra como aquedutos e castelos 
  • Século V - invasão do Império Romano pelos bárbaros. Inglaterra - invadida e dominada, por três povos germânicos: jutos, saxões e anglos (foram povos germânicos que atravessaram o mar do norte para assolar e mais tarde invadir a Inglaterra no século IV). Esses povos expulsaram grande parte dos celtas e romanos que estavam na região. 
  • Século X - fortemente atacada pelos Vikings, porém resistiu e se fortaleceu. 
  • Em 1066 Guilherme, o Conquistador, venceu o rei saxão Haroldo na Batalha de Hastings, que foi a batalha entre as tropas inglesas e o exército invasor, ocorreu no dia 14 de outubro de 1066. As tropas de Guilherme (exército invasor) ganharam. Essa vitória teve como conquista o fim da dinastia de reis anglo-saxões na Inglaterra. foi coroado rei - Começo da unificação e formação da Inglaterra. 
  • Final do século XII houve a instabilização política e o Rei Ricardo durante a Terceira Cruzada (Maior e mais relevante cruzada que houve, ela ocorreu por volta de 1190 e foi pregada pelo Papa Gregório VIII depois da tomada de Jerusalém por Saladino, foi denominada Cruzada dos Reis, pois houve a participação dos três principais soberanos europeus da época : Filipe Augusto, França, Frederico Barba Ruiva, Império Romano-Germânico e Ricardo Coração de Leão, Inglaterra. Essa foi a primeira cruzada houve a participação dos Cavalheiros Teutônicos) foi capturado e prisioneiro do duque da Áustria. 
  • 1256 - Primeiro Parlamento - participação de cidadãos comuns. 
  • 1337 a 1453- Inglaterra X França - Guerra dos 100 anos ( na verdade durou 116 anos, foi um marco para a formação da Inglaterra e da França no anode 1337. Com o trono francês, carente de um herdeiro direito, o rei britânico Eduardo III queria unificar as coroas inglesa e francesa, alegando seu parentesco com o monarca francês Felipe. A resposta francesa foi de que a coroa não poderia ser herdada pela linhagem feminina, ambos queriam Flandres, uma região economicamente importante que possuía uma aliança comercial com a Inglaterra, o que incomodava os franceses, pois aquele território pertencia á França. Desta forma os conflitos cresceram, a guerra dividida em quatro partes, sendo que apenas na última a França se uniu por força de Joana D'arc, que foi posteriormente capturada e morre queimada na fogueira, nas mãos dos ingleses. Marcou o fim da Idade Média com o anúncio da Época Moderna) - Inglaterra saiu derrotada. 
  • 1445 a 1487 - Guerra das Duas Rosas foi uma luta pelo trono da Inglaterra, ocorrida ao longo de trinta anos de batalhas. As campos opostos estavam as casas de York e de Lencaster. O nome da Guerra vem do simbolo de cada facção, a rosa branca simbolizava a casa de York e a vermelha para a casa de Lencaster.Com a derrota e morte de Ricardo na Batalha de Bosworth, o vencedor Henrique Tudor foi coroado rei da Inglaterra. O novo rei conseguiu colocar fim ao conflito militar e a disputa politica ao se casar com Isabel de York, juntando desta forma as duas familias. 
  • No século XV ( Baixa Idade Média) foi o começo do processo de fortalecimento da monarquia inglesa. 
  • XVI- Henrique VIII (rei) rompeu com a igreja Católica e fundou a Angelicana. A Reforma Inglesa começou como um outro capítulo da disputa com a Igreja Católica, que também envolvia o desejo do rei Henrique VIII de anular o matrimônio a que tinha com sua mulher Catarina de Aragão, para casar-se com Ana Bolena com o fim de conseguir um herdeiro homen, para continuar seu reinado. Rompeu com Roma, numa disputa mais política do que teológica, o que o elevo a maior hierarquia religiosa, por meio da "Supremacia Real", o que se tornou uma disputa de gerações, contribuindo com a Guerra Civil Inglesa. 
  • XVII - A Revolução Inglesa foi quando a Inglaterra viveu um período de transformação tanto como sociais como politicas. Ela teve inicio em 1640 e acabou em 1689 com o golpe do Estrado. Naquela época, os elementos da nobreza e os pequenos proprietários de terras começaram a exportar seus produtos a outros países da Europa e conforme a exportação aumentava os proprietários de terras iam expulsando famílias camponesas das terras. Os camponeses foram obrigados a irem para as cidades buscando empregos com o salario muito baixo e as pequenas fabricas começaram a surgir, de modo que os industriais e comerciantes começaram a se enriquecer rapidamente - início do Regime Parlamentarista (A Inglaterra é uma Monarquia Parlamentarista, com um parlamento que possui a autoridade de criar leis e providenciar obras publicas. O chefe de Estado tem uma função meramente representativa e diplomática, não possuindo qualquer gênero de poder executivo. O regime parlamentar necessita da existência de um primeiro-ministro e ele é eleito pela maioria do parlamento.) 
  • 1707 - Escócia- anexada a Inglaterra. Ato de União - fim ao Reino da Inglaterra e ao Reino da escócia - criação do Reino Unido da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). 
  • XVIII - passou por um grande processo de transformação de modos de produção que foi chamado de Revolução Industrial, transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 ate 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro, maior eficiência de energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e dos outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e se espalhou pela Europa Ocidental e pelos Estados Unidos. Na revolução quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma. O início e a duração da Revolução Industrial variam de acordo com diferentes historiadores. A Primeira Revolução 
  • Em XIX a Inglaterra tornou-se uma das grandes potências mundiais liderando o processo do neocolonialismo nessa mesma época houve um grande enriquecimento do país como a exploração da África e Ásia - Período de formação do grande Império Britânico 
  • No século XX, a Inglaterra participou ativamente das duas grandes guerras mundiais. Na Primeira Guerra Mundial a Inglaterra entrou na tríplice entente juntamente com a França e com a Rússia indo contra a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália na disputa de territórios. Na Segunda Guerra Mundial enquanto a crise se espalhava pela Inglaterra, na Alemanha, Adolf Hitler tomava poder do partido Nazista. O medo de uma nova guerra tomou conta do país, por isso a Inglaterra foi a principal força militar a enfrentar as forças nazistas da Alemanha, sendo decisiva na resistência e posterior vitória dos aliados. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário